O que é scanner automotivo? Em poucas palavras, o scanner automotivo oferece uma maneira fácil de descobrir um problema no seu carro.
Quer saber mais? Continue lendo para saber mais sobre scanner automotivo!
Leia também
- Tipos de Escadas: Conheça os principais!
- Cortador de Grama a Bateria: Como escolher em 2024
- Ferramenta STELS é boa? Confira a análise!
- Como Instalar Gerador de Energia em casa!
- Chocadeira Elétrica: Como Escolher em 2024
O que é um scanner automotivo?
O que é um scanner automotivo? Vamos começar pela pergunta mais básica.
O scanner automotivo é um aparelho que analisa o funcionamento de vários sistemas do seu automóvel. Os mais modernos utilizam um padrão internacional de comunicação chamado OBD ou OBD2.
A sigla OBD vem de “On-boarding diagnostics”, que significa diagnóstico de bordo. No mundo, o padrão OBD vem sendo usado desde 1996. Por aqui, apenas em 2010 os carros brasileiros passaram a ter esse plug de fábrica.
Quer saber mais? Leia este artigo sobre o padrão OBD2.
Scanner automotivo: para que serve?
Em poucas palavras, essa ferramenta é muito útil para a análise de problemas no veículo, bem como na obtenção de informações para o seu reparo.
Com essa ferramenta em mãos o mecânico ganha tempo, pois ele consegue ter um diagnóstico rápido e preciso do problema no veículo.
Antes exclusivo das oficinas, agora temos scanners que conectam aocelular por meio de Bluetooth. Assim qualquer um pode acessar os dados docarro com ajuda de um aplicativo móvel. Muito fácil e conveniente!
O que o scanner automotivo faz?
O scanner automotivo possui um software que faz a conexão entre ele e os sistemas do automóvel, usando o padrão OBD2.
As informações do veículo aparecem numa tela para que o mecânico possa visualizar o funcionamento de componentes, e inclusive fazer testes (caso o scanner tenha essa função).
Os scanners mais modernos permitem, inclusive, “ler” os parâmetros do veículo em movimento, como temperatura do óleo, pressão do combustível, etc.
O scanner também pode interpretar códigos de erro que o veículo esteja enviando.
Que tipos de problemas o scanner identifica?
O scanner permite fazer o diagnóstico de praticamente todo o veículo. Com ele, é possível identificar falhas no motor, na partida, problemas com a ignição, cambio, injeção eletrônica, entre outros.
Usando um bom scanner automotivo, qualquer mecânico experiente consegue encontrar erros no padrão de funcionamento da parte mecânica e da parte elétrica do veículo.
Os melhores scanners de marcas como Tecnomotor, Alfatest e Bosh possuem bibliotecas com dados de mais de 150 montadoras. Ou seja, permitem identificar facilmente os mais variados problemas em milhares de modelos de carros.
Como funciona o scanner automotivo?
Antes, temos que saber um pouco mais sobre o funcionamento dos carros.
Os automóveis modernos tem suas operações gerenciadas por um módulo central, que comanda outros pequenos módulos que são dedicados a realizar tarefas específicas, como cuidar a alimentação de combustível, o sistema de freios, o ar-condicionado, etc.
O que o scanner automotivo faz é ler, em tempo real, os comandos que são enviados e recebidos pelo módulo central ou pelos módulos dedicados. Com esses dados, o mecânico consegue identificar falhas no funcionamento dos componentes.
Outra coisa útil que o scanner faz é ler os códigos de erro. Sabe quando acende uma luz no painel do carro? Aquela luz, internamente, está emitindo um código de erro. O scanner pode ler e interpretar qual código de erro está sendo emitido, facilitando o diagnóstico e agilizando o reparo.
Como utilizar um scanner automotivo?
Para utilizar o scanner automotivo, a chave de ignição do seu carro deve estar na posição “ON” (ligado), mas não é necessário ligar o motor. Depois disso, localize a porta OBD2 do carro, que normalmente fica debaixo do volante ou no painel de instrumentos do carro.
Localize a tomada de pinos OBD2, e verifique se o padrão de pinos é o mesmo do seu scanner. Após plugar o scanner na tomada, os dados aparecerão na tela do dispositivo.
Os modelos de scanner automotivo mais completos já identificam marca e modelo do veículo. Mas talvez você tenha que fazer essa seleção manualmente.
Dependendo da marca/modelo do seu veículo, pode ser necessário selecionar um similar europeu. Por exemplo, alguns modelos da Chevrolet (como o Corsa) podem aparecer na marca Opel.
Para modelos de scanner Bluetooth, emparelhe o scanner com o seu celular e coloque a senha padrão (provavelmente “0000” ou “1234”). Depois, abra o app do scanner. Quando o app abrir, você já terá acesso a todas as funções disponíveis do dispositivo.
Bacana, não é mesmo? E tudo isso sem pegar em uma ferramenta!