Tipos de Escadas: Conheça os principais!

Você conhece os tipos de escadas? Escolher a escada certa traz mais segurança e agilidade para o seu trabalho. Conheça os principais tipos e seus usos!

Quantos tipos de escadas você conhece? Normalmente usamos uma mesma escada para diferentes tarefas na construção civil ou em atividades domésticas como jardinagem ou bricolagem.

Trabalhar em um canteiro de obras requer o uso adequado de uma escada e, se você quiser trabalhar da forma certa, deve escolher a escada certa de acordo com sua necessidade.

Se você ainda não conhece os diferentes tipos de escadas, vamos falar sobre algumas escadas usadas para construção, indústria, jardinagem e bricolagem. Escolha a mais adequada para suas tarefas e bom trabalho!

Tipos de Escadas

Quando for trabalhar em plataformas, andaimes ou grandes torres, deve-se ter sempre o maior cuidado com a segurança, e a escada certa, com certeza, traz menores riscos.

Embora haja escadas que possam ser usadas em diferentes tarefas no canteiro de obras, é importante usar os tipos de escadas apropriados para cada situação, visando facilitar o trabalho e, principalmente, oferecer mais segurança para a equipe.

Vale destacar que cada modelo foi desenvolvido para determinado trabalho e isso deve ser levado em consideração no momento da escolha e não apenas o preço da escada.

Vamos conhecer alguns tipos de escadas, e entender como elas podem ser usadas na obra, por profissionais da construção civil, na indústria ou mesmo nas tarefas de manutenção de nossa residência.

Escada singela (escada comum)

A escada singela (ou escada de mão) é a escada comum que estamos acostumados a ver por aí. Ela possui apenas um segmento de degraus, e pode ser fabricada com madeira, alumínio ou fibra de vidro.

escada singela

Estas escadas têm uma altura curta (até pouco mais de 4 metros) que proporcionam comodidade ao trabalhar na obra ou, principalmente, em casa.

O principal benefício é o custo, por ser o modelo de escada mais barato. Porém tem alguns pontos fracos, como necessitar sempre de um contra-suporte (como uma parede), e ocupar mais espaço que outros modelos na hora de guardar.

Com novos materiais e tecnologias sendo cada vez mais usados na construção civil, a escada singela tem evoluído e ganhado variações, que vamos ver nos outros modelos.

Escada tesoura (ou escada abrir)

Dentre os tipos de escadas, esse tornou-se um dos mais comuns, sendo chamada também de “escada abrir”, “escada A” ou “escada pintor”. Ela possui dois conjuntos de degraus, com espaço uniforme entre eles. Os modelos mais elaborados possuem uma tampa superior que conecta as duas partes da escada.

escada tesoura

Por isso, ela não precisa de uma parede para suporte, apenas ser posicionada numa superfície estável. Isso traz mais possibilidades, como ser usada para trocar uma lâmpada no meio da sala, por exemplo. E, para uso geral, a coloca à frente das escadas singelas.

As escadas de pintor geralmente são feitas em alumínio, com degraus também em alumínio ou plástico resistente. Mas há modelos de fibra de vidro e madeira. Com diferentes dimensões, é possível encontrar escadas desse tipo com mais de 4 metros de altura.

escada pintor

Se você busca uma escada para trabalhar com pintura, troca de lâmpadas/lustres/pendentes ou reparos no telhado, essas escadas são eficientes. O design desse tipo de escada permite o uso para vários fins, e são fáceis de armazenar e carregar.


Leia também


Escada extensiva

A escada extensiva é uma escada com opção de regulagem de altura, o que permite a ela atingir alturas maiores do que as escadas normais e permitindo que você alcance lugares mais altos.

escada extensível

Esse tipo de escada é bastante utilizada em trabalhos de construção, embora seja confiável ​​para vários tipos de tarefas, como serviços de reparos em postes ou fachadas.

As escadas extensivas (ou escadas de extensão) são fáceis de regular de acordo com a sua necessidade, o que é extremamente útil ao trabalhar em telhados, por exemplo. Uma grande vantagem é que o tamanho compacto da escada extensiva facilita o armazenamento e transporte.

escada extensível

Existem várias opções de tamanho à sua escolha, com modelos que ultrapassam os 11 metros de altura. Os modelos mais encontrados são fabricados em fibra de vidro, garantindo alta resistência mecânica a um baixo peso. Os degraus são em liga de alumínio tratada termicamente. Prefira as extensivas com degraus que tenham frisos antiderrapantes.

Escada Tesoura Extensível

Imagine unir os benefícios das escadas comuns com as escadas extensivas num único modelo: Assim temos as escadas tesoura extensível.

escada tesoura extensível

Como o nome sugere, você pode considerá-lo para uma série de trabalhos, o que aumenta a versatilidade desta ferramenta no longo prazo. Essas escadas podem servir de andaime, proporcionando muito mais comodidade durante o uso.

Para jardinagem e pequenos reparos caseiros, essas escadas são perfeitas e atendem às necessidades de uma maneira eficaz.

Embora a gente sempre tenha que escorar as escadas em local plano e seguro, a estabilidade é o ponto-chave que você vai adorar nessa escada.

Escadas Articuladas ou Multifuncionais

As escadas articuladas estão cada vez mais populares, e são procuradas principalmente pela sua flexibilidade. Nesse tipo de escada, existem vários pontos onde você pode dobrar a escada e mudar sua direção. Com isso, a escada articulada pode ser moldada para caber nos mais diferentes locais.

escada multifuncional

A altura máxima das escadas multifuncionais geralmente é menor do que outros tipos (como a extensiva), mas esse não é o principal benefício para quem procura esse tipo de escada. A vantagem principal vem de sua portabilidade e flexibilidade para ser usada de formas diferentes, inclusive como bancada.

escada multifuncional

Os modelos mais encontrados suportam até 150 kg, com 4 partes de 4 degraus, alcançando a altura de 4,71 m quando totalmente estendida. A escada articulada traz a versatilidade que você precisa para as tarefas do dia-a-dia e para uso profissional, com muita rapidez, pois em poucos minutos você pode dobrar a escada numa posição diferente.

Escada telescópica

Esse tipo de escada é relativamente novo no mercado, e nem todo mundo conhece. A escada telescópica é construída usando um dispositivo de retração telescópico.

escada telescópica

Em outras palavras, ela “estica” até a altura que você precisa. Quando comprimida, é tão portátil que nem parece que pode chegar a 5 metros de altura (o modelo de 13 degraus).

Embora pareça mais frágil (ou mesmo insegura), a maioria das escadas telescópicas tem dispositivos de segurança para evitar acidentes, e suportam até 150kg.

As escadas telescópicas duplas são uma evolução desse tipo de escada: Elas unem dois segmentos de escadas telescópicas, transformando-as em escadas tesoura.

escada telescópica

A portabilidade é a grande vantagem da escada telescópica, além de permitir que você a adapte exatamente à altura que necessita. O ponto negativo principal é o preço, já que esse é um dos modelos mais caros (quando comparado aos outros).

Escada de plataforma

As escadas de plataforma são podem ser usadas em armazéns e na indústria (com destaque para o armazenamento de produtos em prateleiras).

escada de plataforma

A escada de plataforma oferece grande segurança e estabilidade ao usuário na hora de subir ou descer os degraus com as mãos ocupadas. Além disso, possui uma ampla plataforma na parte superior – daí o seu nome – e ainda possui corrimãos bilaterais.

Para a construção civil, as escadas plataforma possuem ainda o guarda corpo na plataforma, para permitir serviços em altura com segurança e agilidade.

Alguns modelos de escada plataforma possuem rodas para facilitar o transporte, e podem ser utilizadas em áreas externas por serem resistentes à qualquer tipo de intempérie.

Dicas para usar escadas com segurança

As escadas devem ser usadas em tarefas de baixo risco e curta duração. Caso você necessite ficar por muito tempo lá em cima, considere o uso de andaimes.

Antes de iniciar o trabalho, as escadas devem ser verificadas quanto a defeitos. Os degraus não devem estar danificados, desgastados ou soltos. Os pés da escada também devem ser avaliados, e não devem estar desgastados (pode fazer a escada escorregar).

escadas na obra

Nas escadas extensíveis, abertas, telescópicas e multitarefas, é essencial checar também se os mecanismos de travamento e segurança das dobras ou conexões estão funcionando corretamente.

Vale reforçar que as escadas não devem ser usadas em superfícies móveis, molhadas, geladas ou instáveis.

As precauções gerais de segurança para usar uma escada incluem:

  • Posicionamento da escada a 75°. Use a regra do “1 em 4”, ou seja, se a escada tiver 4m de altura, a base deve estar a 1m da parede.
  • Os pés da escada devem ser apoiados firmemente no chão, e não devem ser apoiados em superfícies com probabilidade de quebrar, como vidros ou calhas.
  • Os usuários devem ficar de frente para a escada ao subir e descer, mantendo sempre três pontos de contato durante a subida e descida (1 mão e 2 pés ou 2 mãos e 1 pé).
  • Os quadris do usuário devem estar dentro das grades laterais verticais, sem se inclinar para os lados.
  • A escada não deve ser movida ou estendida enquanto o usuário estiver nos degraus.
  • Se houver pessoas ao redor (como um espaço público ou calçada), coloque barreiras ou cones como proteção.


Você vai gostar

Ferramenta BUMAFER é boa?

Ferramenta BUMAFER é boa?

Será que a ferramenta Bumafer é boa? Essa marca brasileira tem chamado atenção dos consumidores. Conheça mais sobre a Bumafer e veja se vale a pena comprar!