Se você é como eu e adora passar um tempo cuidando do quintal, um bom kit de jardinagem faz muita diferença. E com as ferramentas certas, não importa o tamanho do jardim: O trabalho vai ficar muito mais fácil, e o resultado bem melhor.
Parece Brinquedo, mas não é!
É comum encontrar nas lojas e na internet os kits de jardim menores (aqueles que parecem de brinquedo). Mas eles vão te surpreender! São ótimas opções para trabalhos domésticos ou profissionais, e podem ser usadas em vasos, terrários, mini hortas, etc.
E até para dar de presente! Os modelos mais caros, de marcas como Tramontina, são muito resistentes, embora aparentem ser frágeis. Alguns modelos permitem encaixar um cabo extensor, que facilita ainda mais o uso em áreas maiores.
Leia também
- Cortador de Grama a Bateria: Como escolher em 2024
- Como Instalar Gerador de Energia em casa!
- Ferramenta STELS é boa? Confira a análise!
- Ferramenta BUMAFER é boa?
- Chocadeira Elétrica: Como Escolher em 2024
Ferramentas que Não Podem Faltar no seu Kit de Jardinagem
Algumas ferramentas são fundamentais para trabalhar com plantas, por isso elas não podem faltar no seu kit de jardinagem.
A lista de ferramentas pode variar conforme o gosto do jardineiro. Essas são as que elegemos como principais do nosso kit de jardinagem:
Pás: Estreitas ou largas, as pás são importantes para cavar e mover o solo, manipular e fofar a terra. As pás também ajudam a remover plantas, pedras ou mesmo ervas daninhas. O modelo de pá estreito é mais útil no transplante de mudas, atuando tanto na retirada quanto no plantio. Por terem capacidade maior de terra, as pás mais fundas serão úteis em espaços maiores, ou em tarefas mais pesadas.
Garfos, sachos, ancinhos e rastelos: Estas ferramentas presentes nos kits de jardinagem são usadas para retirada de folhas, podas e folhagens. O garfo pega o lixo mais grosso. O ancinho também auxilia na retirada de ervas daninhas. Em hortas e terrários, garfos e sachos também podem ajudar a fofar e misturar a terra.
Tesouras de poda: Usada para podar folhas, galhos e arbustos, é uma das principais ferramentas de jardinagem. Os diferentes tamanhos de tesoura são indicados para diferentes espessuras de galhos. A tesoura de poda também ajuda na colheita de frutas. Os modelos de aço carbono são os mais indicados pelos especialistas em jardinagem. Independente de ser ponta grossa ou fina, o ideal é que mantenha ela sempre limpa após o uso.
E para finalizar, confira este vídeo com mais algumas dicas de como escolher suas ferramentas para jardinagem:
Outras Ferramentas Úteis
Cuidar bem do seu jardim ou quintal pode ir além do seu kit de jardinagem manual. Para manter o seu ambiente bem cuidado, limpo e agradável, pode ser necessário contar com o reforço de algumas ferramentas elétricas.
Confira três equipamentos que vão turbinar o seu cuidado com o jardim:
Cortador de Grama
O cortador de grama é um equipamento essencial para a manter seu gramado bonito e bem cuidado. A última novidade para o cuidado dos jardins são os cortadores de grama a bateria. O cortador de grama a bateria possui várias vantagens sobre o cortador tradicional (a gasolina). Confira este post aqui no site sobre cortador de grama elétrico.
Motosserra
As motosserras e eletroserras são ferramentas bastante práticas, que facilitam o trabalho e ainda permitem ganhar tempo em tarefas pesadas. Embora sejam mais usadas no campo, ela é útil também no uso doméstico: ajuda na manutenção das árvores, corte de lenha e vários outros pequenos afazeres. Para esses serviços, os modelos de baixa potência dão conta do recado. Saiba mais nesse post sobre como escolher motosserra.
Soprador de Folhas
E para limpar toda a sujeira deixada pelo cortador de grama ou pela motosserra, é bom contar com a ajuda de um soprador de folhas. Com um bom soprador, rapidinho você consegue agilizar a limpeza do seu gramado, ganhando tempo e reduzindo esforço. Quem tem um pomar ou jardim com árvores e arbustos sabe do que estamos falando. Preparamos um post bacana sobre os melhores sopradores de folhas do mercado.